silveiramarques.com.br

LOTEAMENTO

5º PARTE DO CICLO DE UM LOTEAMENTO: GESTÃO DAS OBRAS

Ao longo das etapas, aprovamos o terreno, obtivemos informações, a partir de analises básicas e ágeis, as quais nomeamos de flash deligence. Na segunda etapa, as informações básicas que foram adquiridas na etapa anterior, foram aprofundadas, com analises complementares sob o ponto de vista técnico, jurídico e mercadológico e denominamos de full diligence. Com as consolidações das informações, foi desenvolvido o masterplan, para definir qual será o aproveitamento real do terreno a ser loteado. Na terceira etapa do ciclo, começamos a definir o produto e as soluções de infraestrutura que atenderão o loteamento, além das aprovações dos estudos ambientais e da prefeitura, para que na quarta etapa, a decisão de aprovação ou não aprovação fosse tomada.

Na quinta etapa do ciclo de um loteamento, está a parte da gestão de obras. A fim de identificar os ganhos e as perdas que ocorreram até o momento atual, nos negócios e também poder prever possíveis correções a serem feitas no aumento do preço da venda (se necessário), é sugerido durante o processo de produção ou implantação do loteamento, a análise continua dos indicadores de qualidade reais e comparação desses com os indicadores dos cenários referencial e estressado.

É importante lembrar que o empreendimento, enquanto apresentar carteira de recebíveis ativa, não permite encerramento completo das análises de qualidade.