silveiramarques.com.br

Veja como funciona o ciclo de um loteamento

Silveira Marques

As etapas que percorrem a construção de um loteamento, são mais do que ela realmente aparenta, quando as construções já estão finalizadas e são habitadas por novas pessoas. Pelas ruas em que os carros passam, pela localização das casa, o local da quadra em que as crianças brincam. Tudo isso e muitos outros detalhes são observados, analisados e passam por etapas muito mais complexas do que se pode imaginar.

Queremos compartilhar com vocês, o processo por trás dos loteamentos, percorrendo suas etapas, que começam na aquisição do terreno e terminam no pós-venda. Nos acompanhe em nosso site www.silveiramarques.com.br.

1. Tudo começa com o terreno

Assim como tudo, o ciclo de loteamento também tem um início e ele está no terreno. A aprovação do terreno é importante para ser analisado, preparado e pesquisado, pois ali o projeto será construído e passará por transformações.

2. Masterplan

O masterplan é um projeto urbanístico preliminar. Desenvolvido para definir qual será o aproveitamento real do terreno a ser loteado, a sua ALV (área líquida vendável) e a destinação das áreas públicas envolvidas, como sistema viário, áreas de lazer, etc.

3. Licenciamento e projeto

A terceira etapa do ciclo de um loteamento começa com a definição do produto e as soluções de infraestrutura que atenderão o loteamento. É nessa etapa que se inicia de fato o desenvolvimento do empreendimento, a partir da elaboração dos projetos técnicos e o licenciamento ambiental. Ao seu final, essa etapa demanda a tomada de decisão de aprovar ou não o loteamento para registro no cartório de registro de imóveis e o início das obras.

4. Registro e lançamento

Na primeira etapa conhecemos sobre o terreno, na segunda etapa, entendemos o que é o masterplan e na terceira etapa, vimos sobre o projeto e o licenciamento. Agora, chegou a quarta etapa que é a do registro e do lançamento. É nessa etapa do ciclo de um loteamento, que será decidido se haverá a aprovação ou não aprovação do empreendimento, após o seu registro.

5. Gestão das obras

Ao longo das etapas, aprovamos o terreno, adquirimos informações básicas (flash diligence) e informações complementares (full diligence), desenvolvemos o masterplan, definimos o produto e as soluções de infraestrutura que atenderão o loteamento, além das aprovações dos estudos ambientais e da prefeitura, para que na quarta etapa, a decisão de aprovação ou não aprovação fosse tomada. Na quinta etapa do ciclo de um loteamento, está a parte da gestão de obras. A fim de identificar os ganhos e as perdas que ocorreram até o momento atual, nos negócios e também poder prever possíveis correções a serem feitas.

6. Entrega

A última etapa do ciclo de um loteamento é a fase da entrega. Essa etapa solicita que se tome a decisão de entregar ou não o loteamento. Finalizadas as tarefas do processo de produção ou implantação do empreendimento, inicia-se a etapa de entrega do loteamento aos órgãos competentes, bem como aos adquirentes dos lotes.

Compartilhe nas redes sociais: